Nós, comunistas do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro, participamos entre os dias 15 e 18 de setembro do XVI Congresso da Federação Democrática Internacional de Mulheres ( FDIM) na Colômbia, onde estivemos reunidas com 255 mulheres de 44 países da América, Ásia, África, Europa e Oriente Médio.

O Congresso, que teve como tema ” As mulheres unidas pela paz e na luta contra o imperialismo”, aconteceu num importante momento para a Colômbia, que passa por um processo de paz, e aponta a possibilidade do início da superação das condições econômicas, políticas e sociais que geraram a luta de trabalhadoras e trabalhadores e o conflito armado contra o imperialismo e a burguesia local, fato que vem se desenrolando há cinco décadas.

Essas lutas ocorrem em todas as partes do planeta, nas quais o capital e suas politicas imperialistas estendem suas garras, explorando, expropriando, violentando e matando a classe trabalhadora, principalmente as mulheres.

São essas que mais sofrem com as guerras de rapina entre as burguesias, que lutam entre si na conquista de recursos minerais, rotas comercias e pontos estratégicos para instalação de bases militares, a exemplo das ofensivas e guerras na Síria, Palestina e Iraque.

Esses temas e a organização das mulheres na luta contra o imperialismo foram o principal foco do congresso. Foi um vitorioso espaço, que aponta a fundamental importância da solidariedade internacional, bem como a necessidade de pensarmos coletivamente as estratégias de luta para rompimento com esse sistema social.

A emancipação das mulheres só se dará com a emancipação de toda a classe trabalhadora! Viva a todas as mulheres trabalhadoras e ao internacionalismo proletário!