Acotirene ou Arotirene (registrado em diversos documentos) deu nome a um importante mocambo situado no Quilombo dos Palmares, instalado no litoral dos Estados de Pernambuco e Alagoas, em homenagem a uma das primeiras mulheres que habitou o Quilombo dos Palmares e que exerceu grande influência na vida dos negros quilombolas. Como houve poucos registros documentais, segundo a oralidade perpassada de pais para filhos que contavam a história do Quilombo que resistiu por quase um século, ela foi uma das primeiras mulheres a habitar os povoados quilombolas da Serra da Barriga (AL), antes de Ganga-Zumba assumir o poder. Matriarca do Quilombo do Palmares, exercia a função de mãe e conselheiras dos/as primeiros/as negros/as refugiados na Cerca Real do Macacos. Era consultada para todos os assuntos, desde questões familiares até questões político-militares.
Salve essa guerreira, matriarca, líder palmarina!

 

 

Fonte: 

ROSA E SILVA, E. Q.; BOMFIM, E. A. (Org). Dicionário Mulheres de Alagoas ontem e hoje. Maceió: Edufal, 2007.

3 thoughts on “Mulheres de luta: Acotirene

  1. Acotirene foi considerada matriarca do Quilombo dos Palmares (dando nome ao importante mocambo situado no Quilombo dos Palamares, ela exerceu a função de mãe e conselheiras dos primeiros negros refugiados).
    Era consultada para todos os assuntos, desde questões familiares até questões político-militares. Foi uma das primeiras mulheres a habitar os povoados quilombolas da Serra da Barriga (AL), antes de Ganga-Zumba assumir o poder.

  2. Vou homenageá-la em meu livro/texto dramático com estréia prevista para março em Salvador.
    Valeu Acotirene pelo seu legado de luta e resiliência!
    Paulo Neri

  3. Legal muito importante ,até hoje não sabia desta história , até uma amiga de infância me mandar uma mensagem que um amigo dela estar tentando montar um coletivo para criar um projeto social aqui na minha comunidade, e me enviou um cartaz com o nome Acotirene , como e um nome diferente e africano fui pesquisar e encontrei um história encantadora de luta e resistência como e a minha capoeira Angola…

Comments are closed.