🗣️ POR UMA SOCIEDADE NA QUAL AS MULHERES ESTEJAM LIVRES DA OPRESSÃO PATRIARCAL E CAPITALISTA!

Ontem, quarta-feira dia 25/08, mulheres, grupos feministas e movimentos sociais em Natal se reuniram na Marcha Lilás em protesto, para denunciar a violência patriarcal de gênero sofrida por Joice Cilene que, vitimada pelo ex-companheiro, foi assassinada a facadas no meio de uma das avenidas mais movimentadas do Alecrim. Esse caso de feminicídio se junta a tantos outros como prova da tendência perversa de crescimento da violência patriarcal que vemos surgindo no atual cenário de crise. Nesse momento, a constante ameaça que se coloca sobre a vida das mulheres torna-se cada vez mais intensa.

Não por acaso, durante a trajetória do ato foi possível ouvir alguns homens agindo com desdém sobre a pauta levantada, bem como provocações machistas durante todo percurso. Neste momento de reorganização dos interesses da burguesia, se fortalecem cada vez mais as frentes reacionárias, e com elas o que há de mais podre da ideologia machista. É precisamente esse elemento da reação machista que moveu um homem a, durante a Marcha Lilás, sacar uma arma, ameaçando quem se manifestava naquele local.

Entendemos a gravidade desse acontecimento, e por isso, viemos a público repudiar tal atitude. Mas, para além disso, repudiamos também todo esse modelo societário que trata a vida das mulheres com tamanha insignificância. Reafirmamos nosso compromisso com a luta pela construção de uma sociedade na qual as mulheres estejam livres da opressão patriarcal e capitalista. Via @cfcamrn