A insatisfação popular contra Bolsonaro, Mourão e Guedes só aumenta. Nesse momento, setores da classe dominante que apoiaram todas as medidas anti-povo do projeto bolsonarista tentam “pular da barca” para se mostrarem como uma alternativa ao futuro do país.

Em busca de soluções pragmáticas, partidos de esquerda e centro-esquerda estão articulandos na tentativa de derrotar Bolsonaro imediatamente e a qualquer custo. É lamentável que isso ocorra de forma tão mecânica, ignorando até mesmo a agenda neoconservadora e antifeminista aplicada pelos agora “ex aliados” de Bolsonaro. De fato, a derrota de Bolsonaro é urgente, mas as condições para derrubá-lo precisam passar pelas mãos da classe trabalhadora e devem priorizar nossos interesses desde já, sob o risco de não sairmos do profundo ciclo de retiradas de direitos e perda de liberdades democráticas em que estamos hoje. De forma alguma isso significa esperar as eleições de 2022, mas sem dúvidas impõe-nos a tarefa de levar para as ruas todas as nossas principais bandeiras de luta com toda a radicalidade necessária, além de combinar as agendas amplas do Fora Bolsonaro com ações específicas junto às mulheres trabalhadoras.

Desde Clara Zetkin, em sua fundamental contribuição sobre como combater o fascismo, as mulheres que se articulam em torno do feminismo classista têm plena consciência de que os produtos da extrema direita, como o fascismo, só podem ser derrotados historicamente combinando no mínimo as dimensões econômica e ideológica da luta política. Nosso papel nas manifestações será manter-nos na vanguarda necessária para derrotar o bolsonarismo e o projeto de país da classe dominante.

Para isso, nossa militância realizará panfletagens, plenárias e outras ações de agitação, formação e discussão política em nossos mais diversos locais de atuação. No dia 2, estaremos nas ruas com todas as nossas bandeiras que simbolizam o feminismo classista, a diversidade e o internacionalismo proletário, fortalecendo o bloco do poder popular para manter-nos na linha de frente que derrotará Bolsonaro e seus aliados.

Todas aos atos do dia 2 de outubro!

Fora Bolsonaro, Mourão e Guedes! Impeachment Já!

Em defesa dos direitos da classe trabalhadora e das liberdades democráticas!

Construir o ENCLAT e preparar a Greve Geral!

Pelo Poder Popular e pelo Socialismo!

Coordenação Nacional – Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro