Em frente aos ataques propulsionados pelo imperialismo dos EUA sobre Cuba, país socialista e soberano desde 1959, nós do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro viemos a público nesse 15 de novembro reiterar nossa defesa da Revolução Cubana, da autodeterminação de seu povo e pelo fim do criminoso bloqueio econômico praticado contra a ilha.

Entendemos que as vitórias conquistadas pelo povo cubano são um exemplo para todos os trabalhadores da América Latina e do mundo, pois em poucos anos a miséria, o analfabetismo, as precárias condições de saúde, moradia, transporte, cultura e educação – antes marcas da ilha, historicamente explorada e relegada à pobreza – foram radicalmente erradicadas. 

Hoje Cuba não apenas é exemplo na saúde pública, com brigadas médicas que realizam importante serviço e solidariedade em todo o mundo, na educação pública, na alfabetização e em tantos outros quesitos que garantem o bem-estar de toda sua população, como é também exemplo de políticas públicas para as mulheres. 

Um relatório de 2017 coloca a ilha como o melhor país latinoamericano para ser menina, uma realização graças à alta taxa de escolaridade, garantias de segurança, saúde e respeito promovido aos direitos das mulheres no país socialista. 

O Brasil, no mesmo ranking, está na 46ª posição, a título de comparação. Ou seja, mesmo com um bloqueio extremamente violento e criminoso a mando dos Estados Unidos, o qual muito impede o pleno desenvolvimento da economia cubana, seu povo e sua heroica revolução fazem da ilha um local de grandes conquistas e direitos de toda classe trabalhadora – inclusive das mulheres, que hoje mesmo estão aos milhares, como suas antepassadas, em defesa incansável da Revolução.
E por isso hoje, nesse dia internacionalista de lutas, marcamos nossa firme posição em defesa do processo revolucionário cubano

Por isso dizemos: Viva Cuba socialista! 
Fora ianques! 
Viva a luta histórica das mulheres cubanas! 
Fim ao bloqueio criminoso! 
Pela Revolução Cubana! Venceremos!

#CubaEsUnContinente#QuienLaDefiendeLaQuiereMas#cubavive