APOIO AO SINSPREV E UNIÃO NA LUTA: Feministas para além dos debates de gênero

1508145_1579192445647411_3811619156938233461_n

Acreditamos que não há feministas classistas e demais militantes sociais, das que estiveram ativas ao longo dos últimos anos, que não conheçam o Sinsprev (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Estado de São Paulo). Não à toa: de caráter combativo e de luta, o sindicato esteve constantemente solícito a ceder espaço para a organização não só das lutas trabalhistas e sindicais, mas também para as que muitos ainda seguem considerando secundárias e menores – lutas estas tão caras para nós. O espaço do Sinsprev se mostrou democrático e facilitador da luta mais ampla da classe trabalhadora, ultrapassando a responsabilidade com a categoria que representa e sendo participativo também nas lutas feministas, antirracistas, de moradia, de transporte e demais movimentações de caráter efetivamente social e combativo.

A responsabilidade que o SINSPREV tem com a própria categoria se expressa nos mais de 30 anos de história. Responsabilidade que se mostra nos esforços de se manterem autônomos aos governos - que tratam historicamente da previdência como um “fundo publico” desconectados das necessidades dos trabalhadores - tendo sempre sob perspectiva imediata as condições a que são submetidas os trabalhadores da previdência e saúde e também ao projeto de previdência no nosso país, combate que expressa diretamente o conflito entre os interesses dos trabalhadores e os interesses do capital.

Essa postura combativa, que vem sendo imã de repressão e criminalização para todas nós, colocou o Sinsprev também no alvo dos ataques e enfrenta hoje outra violenta ofensiva governista (além da tentativa mais explícita de fechamento em 2009, a própria negação até hoje do registro sindical, solicitado em 1993, já é por si só uma ofensiva constante). Nas palavras do sindicato: “O ataque desferido com a concessão do Registro Sindical pelo Ministério do Trabalho e Emprego a uma entidade fantasma chamada Sinssp, em detrimento de um Sindicato que é representativo, com uma larga história e trajetória reconhecida como o Sinsprev/SP, é inadmissível porque essa afronta é arquitetada […] com o objetivo de desmoralizar e desmobilizar a luta conjunta da classe trabalhadora”.

Para além de nossas diferenças táticas nas lutas, proveniente das linhas políticas de cada organização, a esquerda sempre se fez protagonista das lutas dos trabalhadores e mostrando-se vitoriosa justamente nos momentos de unidade, quando conseguimos somar esforços na defesa da nossa classe. Dessa vez não será diferente! Estaremos ombro a ombro lutando contra mais esse ataque, que é direto ao Sinsprev e indireto a todas nós.

Entendemos também fundamental que a militância feminista de trabalhadoras se envolva sempre e ativamente nas lutas mais amplas da classe, que nos atingem diretamente como mulheres trabalhadoras e como classe, em um esforço ativo para romper a muralha machista que nos encerra na militância “de mulheres” como se fosse esta não apenas exclusivamente nossa responsabilidade, mas a única. A luta por uma sociedade livre de qualquer tipo de opressão e exploração exige de nós, militantes revolucionárias e revolucionários, esforço conjunto, unificado e comprometido com todas as lutas das mulheres e da nossa classe.

Dessa forma nós, do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro, reiteramos nossa solidariedade à luta do Sinsprev, que tantas vezes cedeu seu espaço para atividades não apenas nossas, mas de outras organizações feministas, fazendo com que mulheres tivessem espaço garantido para se organizar nas lutas. Entendemos, portanto, que defender o Sinsprev nesse momento é defender não só a organização autônoma e legítima dessa categoria, mas somar forças na resistência a mais um ataque contra todas nós. Manifestamos aqui nosso apoio e disposição e convidamos as demais mulheres de luta que se somem também na defesa desse espaço que esteve tanto por nós.

Saudações comunistas,

Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro

PS: O Sinsprev/SP também está promovendo um abaixo-assinado. Quem quiser colaborar, pode acessá-lo aqui: http://www.sinsprev.org.br/index.php?editoria=9785&chave_construtor=39

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s