( CONVOCATÓRIA DO COLETIVO FEMINISTA CLASSISTA ANA MONTENEGRO PARA PARTICIPAÇÃO NO ATO DO DIA 15 DE ABRIL )
Em resposta à PL 4330, que foi aprovada em regime de urgência pelo Câmara e que generaliza as terceirizações em todos os setores econômicos e contra as medidas provisórias 664 e 665 aprovadas pelo governo Dilma, que atacam direitos históricos conquistados pelos trabalhadores, centrais, articulações e entidades sindicais estão convocando para esse 15 de abril um DIA NACIONAL DE PARALISAÇÕES E MOBILIZAÇÕES.
A PL das terceirizações, se definitivamente aprovada será um dos maiores retrocessos para a classe trabalhadora do nosso país, já que ela significa a perda e a precarização dos principais direitos trabalhistas previstos em lei ( como perdas na Previdência Social, FGTS e fundos sociais), o aumento da rotatividade, subemprego e desemprego da classe trabalhadora e o enfraquecimento das lutas sindicais, ao tonar os trabalhadores cada vez mais fragmentados e fragilizados, devido à fácil sujeição à demissão.
As mulheres, em especial as mulheres negras e a população LGBT, por uma condição histórica de sujeição patriarcal e de exclusão já são a maioria nos empregos terceirizados, que consequentemente são os mais precarizados. Segundo dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego do DIEESE (2014), os trabalhadores que são terceirizados recebem uma média de 24,7% a menos que os funcionários contratados diretamente pela empresa fim’. Enquanto trabalham 4horas a mais que os contratados diretos e estão sujeitos a piores condições de trabalho.
Considerando que as mulheres já recebem em média 80% dos salários dos homens exercendo o mesmo trabalho, que são a maioria entre os terceirizados ( junto à população LGBT) e que são sujeitas a uma tripla/quádrupla jornada de trabalho, já que são as mulheres que exercem o trabalho doméstico e do cuidado dos filhos na esmagadora maioria das famílias, seremos nós mulheres, negrxs, LGBTs xs principais prejudicados com a nova lei.
Dessa forma convocamos todxs trabalhadorxs a somar forças nessa mobilização e nas lutas que estão por vir e impedir o avanço contra nossos direitos!
CONTRA A PL 4330!
CONTRA A ALTA ROTATIVIDADE DA CLASSE TRABALHADORA!
CONTRA AS MPs 664 e 665!
POR MAIS EMPREGOS E MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO!
Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro
14 de abril de 2015