Via Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro Porto Alegre

Revolucionária alemã, Clara Zetkin ligou a luta pela igualdade de direitos das mulheres à luta comum do proletariado contra a sociedade capitalista.
Nascida em 05 de julho de 1857, Clara foi contemporânea de Rosa Luxemburgo, Karl Liebknecht e Franz Mehring, líderes socialistas alemães.
Clara Zetkin tratou a questão da igualdade de direitos das mulheres do ponto de vista marxista e a ligou à luta comum do proletariado pela derrocada do regime burguês. Nos seus numerosos artigos e discursos sobre a questão feminina, sempre frisou a imensa diferença entre os participantes do movimento feminino proletário e as feministas burguesas que pregavam a renúncia à luta de classes. Na II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em 1910, propôs que fosse estabelecido o Dia Internacional da Mulher, em homenagem às lutas das mulheres trabalhadoras e socialistas, que ocorriam em vários países no início do século XX.
Clara Zetkin morreu em Moscou, em 20 de junho de 1933. Seu nome se tornou um símbolo da luta revolucionária contra o capitalismo, as guerras imperialistas e a opressão de raça, gênero e classe. Deixou como legado a ideia de que a incorporação das grandes massas de mulheres proletárias na luta de libertação do proletariado é um dos pré-requisitos para a construção da sociedade socialista.