Hoje, fazem 95 anos, que o comandante Fidel Castro, principal dirigente da vitoriosa Revolução Cubana, nasceu na província de Birán, em Cuba. Sua vida, desde a juventude, foi voltada para a luta anti – imperialista e pela emancipação da classe trabalhadora. Inspirado pela a luta nacionalista de José Martí e pelo pensamento marxista – leninista, estimulou estudos e a organização de um grupo de jovens lutadores e lutadoras, que em 26 de julho de 1953 assaltou o Quartel de Moncada, a fim de armar e estimular o povo cubano contra a ditadura de Fulgêncio Batista. Apesar da ação ter falhado, esse evento foi a primeira grande atividade antes da tomada de poder em 1959. Durante a prisão, Fidel escreveu o famoso texto “ A história me absolverá”, que se tornou um programa que agitou as principais pautas das lutas revolucionárias.

Fidel foi um exímio estrategista, que nunca aceitou o conformismo diante das contradições que viviam o povo cubano e a classe trabalhadora no mundo. A solidariedade cubana com as lutas anticoloniais em África, a defesa da Unidade e Integração Latino Americana, a solidariedade com as diversas lutas anticapitalistas no planeta são parte das defesas do nosso grande camarada.

Viva ao comandante Fidel Castro, a Revolução Cubana e as lutas comunistas!

Coordenação Nacional do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro, filiado a Federação Democrática Internacional de Mulheres ( FDIM )