No último dia 7, o Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro participou do Fórum Feminista, que antecedeu a XV Conferência Regional sobre a Mulher na América Latina .
O Fórum de Mulheres é um espaço de construção coletiva e plural, que engloba diferentes organizações de mulheres e população LBTQIA+, a fim de formular proposições para as Conferências Regionais sobre a Mulher. Esses são espaços intergovernamentais para debate de formulações políticas para as mulheres da região.
O grupo que promoveu esse espaço foi integrado por mais de 100 organizações feministas de toda a América Latina e Caribe e teve como tema, a organização social do cuidado. O espaço foi permeado por diversas expressões de luta e resistência das mulheres latinas e caribenhas. Mulheres indígenas de diferentes etnias, afrodescendentes, diferentes organizações políticas e culturais estiveram presentes, trazendo o debate sobre o trabalho reprodutivo, em diferentes perspectivas.
A partir dos debates e dos encaminhamentos do grupo de trabalho, foi aprovado um conjunto de proposições que evidenciam como o capital e o patriarcado se apropriam do trabalho do cuidado das mulheres para sua reprodução e que isso é ainda mais acentuado nos países do Sul global.
Durante o fórum, o debate em relação a regulamentação da prostituição ganhou grande visibilidade. Um grupo de mulheres, vítimas de tráfico e exploração sexual, apresentaram relatos sobre as violências que sofreram e mostraram dados que evidenciam o aumento de tráfico de mulheres para locais onde a prostituição foi regulamentada.
Para além disso, chamamos a atenção das denúncias feitas por mulheres Mapuches, que tem companheiras presas na Argentina devido as lutas pela demarcação das suas terras.O espaço foi riquíssimo, com importantes debates e aprendizados. Viva as lutas das mulheres trabalhadoras latinas e caribenhas!#feminismoclassista#cfcam#anamontenegro#forofeminista#americalatina#feminismo