✊🏾 Camarada Krupskaia presente! 🚩

Em 26 de janeiro de 1869 nasceu em São Petesburgo Nadezhda Krupskaia, revolucionária, pedagoga comunista e uma das pioneiras da luta pela emancipação feminina na Rússia soviética.

Por sua participação nas greves de 1896 foi presa e deportada para a Sibéria, onde escreveu sua primeira brochura, “A mulher Operária”, que desempenhou significativo papel na tarefa de incorporar as mulheres russas ao trabalho revolucionário.

Após o período de deportação, em 1901, passou a contribuir com Lenin, seu companheiro, na produção do primeiro jornal marxista ilegal de toda a Rússia, o Iskra (Centelha).

Em março de 1915, foi delegada na Conferência Internacional de Mulheres, realizada em Berna, por iniciativa de Clara Zétkin. Após a Revolução de 1917 fez parte do Colégio do Comissariado do Povo de Instrução Pública, onde lutou para dar fim ao analfabetismo.

Em 1927, no XV Congresso do Partido, foi eleita membro do Comitê Central e atuou como deputada, no Presidium do Soviete Supremo da URSS.

VIVA KRÚPSKAIA!

Viva a camarada Krupskaia a luta de todas as trabalhadoras!

Fonte: Agenda-Livro 2016 Mulheres Revolucionárias, org Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro e Fundação Dinarco Reis