🚩Ana Montenegro 108 Anos 🚩

“Ana Montenegro, mulher feita de aço e pétalas, nasceu em 13 de abril de 1915 na cidade de Quixeramobim, no interior do Ceará. Mas, como ela rotineiramente gostava de afirmar: “sou cearense de nascimento, carioca de coração e baiana por escolha”.

Comunista convicta, foi uma militante imprescindível, dedicando sua vida à luta em defesa das mulheres e de toda a classe trabalhadora. Grande organizadora, propagandista e agitadora, escreveu poesias, rodou o Brasil e o mundo escrevendo para revistas e jornais, palestrando, dando suporte jurídico a pessoas que necessitavam e atuando na defesa dos direitos humanos. Internacionalista, cumpriu diversas tarefas na Federação Democrática Internacional de Mulheres – FDIM.

Além de sua expressiva contribuição para as lutas feministas classistas no Brasil e no mundo, se dedicou a registrar e a resgatar a memória dessas batalhas enquanto esteve viva. Produziu 7 obras, onde estão registrados fatos e análises fundamentais para as mulheres e comunistas. Em 2022 o Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro em parceria com Fundação Dinarco Reis publicaram edição compilando tres importantes obras: Ser ou não ser feminista , Mulheres – participação nas lutas populares e Tempos de Exílio.

Foi homenageada em um congresso nacional da OAB, indicada ao Nobel da Paz e recebeu diversas homenagens e comendas de instituições nacionais .Já próximo a sua morte ainda se fazia presente na luta, afirmando: “Quem sua luta continua, por pão, terra e trabalho, sendo que um país que tem isso, tem liberdade”.

Enfrentou bravamente a tentativa de liquidação do PCB em 1992 e esteve diretamente envolvida na reorganização do partido. Sua vida foi uma instigante trajetória, que refletiu os principais elementos das lutas de classes no século XX.

Conhecer a vida e obra de Ana Montenegro, é conhecer parte importante da história dos comunistas no Brasil. Foi justamente em sua homenagem, dando seguimento e mantendo viva sua luta e dedicação que as militantes do Partido Comunista Brasileiro fundaram o Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro.

Viva a camarada Ana Montenegro!
Viva a luta das mulheres comunistas!