O Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro vem prestar toda solidariedade à camarada Sofia Manzano, que está sendo alvo de perseguições e mentiras da extrema direita fascista nas redes sociais.

A calúnia tenta vincular Sofia às ações golpistas no dia 08 de janeiro em Brasília, apresentando-a como instigadora de esquerda dos atos e vincula a professora à composição do governo Lula.

Como aponta a nota do PCB, nós não compomos ou solicitamos qualquer cargo no governo e temos total independência política, apesar de termos feito campanha militante no segundo turno para Lula.

Os fascistas, ao perceberem o desastre de suas ações golpistas em Brasília, têm tentado produzir a falsa narrativa, que a ação destruidora foi promovida pela esquerda, não por seus militantes. As Fake News continuam sendo o modus operandi desse grupo, que utilizam a falta de regulamentação das redes sociais para espalhar mentiras, discursos de ódio e incentivar a perseguição da militância de esquerda.

A violência política é uma forma de nos afastar dos espaços de lutas e de decisão, que são centrais para definir os rumos das condições de vida, trabalho e acesso à direitos. Esse espaço foi historicamente destinado de forma violenta aos homens. A perseguição mentirosa à Sofia é mais uma forma da misoginia fascista, que quer impedir a expressão e luta emancipatória das mulheres trabalhadoras e comunistas.

Convocamos todos os movimentos de mulheres e feministas do Brasil e do mundo a expressarem massivamente sua solidariedade à camarada Sofia Manzano e combater de forma veemente essa expressão fascista.

Toda solidariedade à Sofia!

Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro,
Filiado à Federação Democrática Internacional de Mulheres
18 de maio de 2023