O 7 de setembro no Brasil, há mais de duas décadas, é marcado nacionalmente pelo “Grito dos excluídos/as”, ato realizado nos aniversários da Independência do país em tom de questionamento da independência ainda não existente para tantos grupos marginalizados da sociedade. Historicamente, nós comunistas construímos esse ato em todas as regiões; e, neste ano de 2021, após mais de um ano de pandemia, com o número catastrófico de mais de 580 mil mortes pela Covid-19, aumento expressivo da miséria entre a população, com alta de preços em itens básicos – que tanto afeta as famílias, e em especial, as mulheres trabalhadoras -, a mobilização popular se faz ainda mais necessária.

A data deste ano foi pensada em continuidade aos atos que têm acontecido desde o dia 29 de maio de 2021, os quais fizeram importante pressão popular para o avanço da vacinação, e demandam a saída de Bolsonaro, por entender que não poder haver qualquer melhoria para os trabalhadores brasileiros com um presidente genocida, e sua política junto de Guedes e Mourão, que traz um verdadeiro desastre à população.

Então, no 7 de setembro de 2021, as manifestações continuarão a pedir FORA BOLSONARO, melhorias na saúde pública, auxílios para a população, diminuição dos preços do gás, energia e alimentos, emprego para todos, defesa dos serviços públicos e demais pautas imediatas e urgentes para a classe trabalhadora brasileira – mas não só. O crescente golpismo, que Bolsonaro endossa em suas falas, e a sabida mobilização arquitetada pela burguesia para ato da direita no mesmo dia, em defesa desse governo da morte, faz a presença da classe trabalhadora organizada na rua ainda mais importante, para barrar o avanço fascista e os retrocessos.


Nós, do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro, entendemos que não é hora de nos acovardarmos, ou esperar por uma solução conciliatória, como apenas as urnas em 2022, para que a situação atual melhore. Apenas um caminho construído pelas trabalhadoras e trabalhadores pode garantir dignidade para a população. Por isso, convocamos todas e todos às ruas no dia 7 de setembro, para ocupar as ruas em peso com palavras de ordem em defesa da nossa classe, e em alerta contra qualquer avanço golpista.


FORA BOLSONARO, MOURÃO E GUEDES – Impeachment Já!
Basta de desemprego, miséria e fome!
Em defesa dos direitos da classe trabalhadora, construir a GREVE GERAL!
Não à privatização das estatais e à destruição dos serviços públicos!
Não a PEC 32 – a Reforma Administrativa!

Coordenação Nacional do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro

Filiado a Federação Democrática Internacional de Mulheres